domingo, 22 de julho de 2007

A consolidação do Capitalismo no Século XIX..





Olá amigos.

O Século XIX também é chamado de “século liberal”. O que faz ele ser chamado assim é o “levante” do capitalismo, que vem com a idéia de que todo individuo pode chegar aonde quiser, desde que “trabalhe” para isso.

Não acredito nessa ideologia passada pelo capitalismo, pois o mesmo possui “mecanismos de amarração”, não permitindo que indivíduos troquem de classe social. Um exemplo disso é o conhecido ditado popular “dinheiro chama dinheiro”, que é uma constatação de uma condição que o meio capitalista impõe. Se nos aprofundarmos no problema, veremos que a educação é mais um “mecanismo de amarração”, tendo em vista que a “capacitação profissional” acaba excluindo do mercado de trabalho o individuo que não teve acesso a um bom sistema de educação. A educação é um serviço de competência do estado, logo, o estado acaba engessando o levante econômico dos cidadãos que não podem pagar por um melhor serviço de educação. Então, a pobreza é um ciclo que tende a ter renovação.

Com isso, podemos concluir que a idéia de “liberdade” passada pelo capitalismo é redundantemente FALSA e, foi passada pela burguesia do século XIX e, permanece até hoje para que a mesma se consolide no poder.

2 comentários:

william disse...

É verdade...

Dinheiro chama dineiro e as camadas socias estão estabelecidas e quase imutáveis...

O que me faz pensar que o sistema esta falido para as maiorias desfavorecidas...

É um fato mesmo, mas tem alem dos dominios financeioros os dominios intelectuais e religiosos...
Os dominios que vem da tradição e moral...

Então livres...
Pra chegar onde queremos isso nós não somos mesmo.

klicya Araújo disse...

ALGUÉM PODE FALAR OU COMENTAR UM POUCO MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO RELACIONANDO A DESIGUALDADE DE SALÁRIOS REFERENTE AS MULHERES NESSE MEIO TEMPO?!